Sincomat

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Conheça o Mercado de Rungis na França

logo_mercado_rungis

O MAIOR MERCADO DO MUNDO

 

O mercado internacional de Rungis, situado no entorno de Paris, é o maior mercado de produtos frescos do mundo, sem equivalente, nem mesmo com países mais populosos como a China.

Por isso, o mercado de Rungis é chamado de “barriga do mundo” (le ventre du monde).

mercado_de_rungis_frente
Rungis, o novo mercado de Paris

Com pouco mais de 40 anos, Rungis foi criado para receber o novo mercado de Paris, antes situado no centro da capital e que se tornou pequeno, insalubre e pouco prático para a quantidade de produtos negociados.

antigo_mercado_de_rungis
Antigo mercado de Paris

Diferente dos outros mercados, Rungis é destinado aos atacadistas. Apenas as pessoas que trabalham no comércio alimentar (restaurantes, bares, supermercados…) podem fazer suas compras no local.

mercado_de_rungis_carregador

LOCALIZAÇÃO

A exatamente 7km de Paris, num local de 232 ha (2,32 milhões de metros quadrados), perto do aeroporto de Orly e de grandes rodovias e ferrovias, o local foi estrategicamente escolhido.

mapa_mercado_rungisvista_marche_dinterese_nacionale_rungis

COMERCIALIZAÇÃO

Comerciantes do mundo inteiro vêm fazer suas compras no Rungis. Os produtos são franceses e também dos quatro cantos do planeta.

O mercado é como um ponto de revenda central na Europa e vende todo tipo de produtos frescos.

mercado_de_rungis_paris

Os pavilhões são divididos em cinco categorias:

1-frutas, legumes e verduras;

2-carnes;

3-peixes e frutos do mar;

4-leite, ovos, manteiga e derivados;

5-floricultura.

Uma variedade de produtos que facilita a vida do comprador e faz a fama do mercado.

Mas o mercado de Rungis tem reputação internacional não só pela variedade, mas também porque existe um controle rígido com a procedência e armazenamento dos produtos. Esse controle é a garantia da qualidade das mercadorias.

mercado_de_rungis_peixe

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A partir de meia noite, o mercado acorda para receber as mercadorias, prepará-las e comercializá-las. Durante toda a noite é um vai e vem de milhares de produtos, comerciantes e mais de 11 mil funcionários que dão vida ao local.

Rungis é  para muitos, um mundo à parte, um mercado para profissionais e que nos faz pensar sobre a complexidade do comércio alimentar, principalmente pela situação que se encontram os entrepostos de abastecimento de alimentos no Brasil.

Mais informações em PUBLICIDADE e assista a esses vídeos sobre o mercado de Rungis

Comentários  

 
+1 #2 Ana C. F. Giampietro 14-04-2015 15:29
Yo soy Ana Cristina Fernanades Giampietro, yo trabajo em la Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo - Brasil _ Directoria técnica e Operacional


Ruego que me ajudes con algunas informaciones del los mercados internacionales de alimentos del mundo sus clasificaciones del mayor para lo menor.

Agradesco a Vossotros por la atecion y colaboracion especialmente por lo fornecimiento del contato del mercado de New York.

Saludus y Gracias por todo
Ana Cristina Fernandes Giampietro (e-mail agiampietro@cea gesp..gov.br - fone 55.11. 36433996)
Citar
 
 
+1 #1 Lucieni A Brito 26-08-2014 13:16
Parabéns por esta página,tão maravilhosa!,e parabéns por Rungis!!É fantástico,aind a vou conhecer pessoalmente .Obrigada por todas as informações aqui postada .
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Você está aqui: Home