Sincomat

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Parecer Técnico

Geraldo Gianini-professor das disciplinas de Mercado de Capitais e Fundamentos de Contabilidade nos Cursos de Economia / Administração e Ciências Contábeis da PUC-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 O Conceito

O Fundo de Comércio, também conhecido como “Goodwill”, representa o valor da empresa não reconhecido nos seus demonstrativos contábeis.

O Fundo de Comércio pode ser resultante da existência de bens intangíveis (ativos), ou seja, que não possui substância corpórea, mas que são valiosos, e não estão reconhecidos nos demonstrativos contábeis, podemos citar: nome comercial, ponto comercial, tradição ou reputação comercial, rede de relacionamento, localização geográfica, qualificação dos empregados, condições monopolísticas, legislação privilegiando setor, e outras condições que resultam em geração de lucros.
 
Desta forma, em uma negociação comercial ou disputa judicial/legal, além dos valores registrados nos demonstrativos contábeis, devem ser reconhecidos os valiosos bens intangíveis, que representam a capacidade de gerar riquezas. 

O Mercado

O mercado reconhece como "Goodwill", a diferença entre o valor pago em uma negociação e o valor patrimonial ou contábil da empresa adquirida. Em disputa judicial, os juristas entendem como Goodwill, o valor que uma empresa tem acima de seu Patrimônio Líquido, avaliado a preços de mercado, que representa a capacidade de geração de lucros ou riquezas, apurado com base nos resultados anteriores.

Em minhas atuações profissionais, cito orientação do poder judiciário em uma disputa judicial, o qual determinou que o, “... laudo pericial para a apuração do valor de “fundo de comércio” ou ”de empresa”, com base na organização empresarial, nos contratos firmados e ainda na capacidade de gerar lucros, com base nos resultados anteriores.” 

A Apuração

O mercado adota diversos critérios e cálculos, mas o mais importante, e que as partes envolvidas estejam esclarecidas que existem diversos métodos para avaliação de um empreendimento, não existindo a rigor um método perfeito, e o preço pelo qual as partes concordam em realizar uma negociação não precisam coincidir com o valor apurado pelo método adotado, exceto nos casos de disputas judiciais com os valores apurados pelo perito.

A complexidade advém da essência dos bens a serem valorizados, que são essencialmente intangíveis, e com elevado grau de subjetivismo, sendo influenciados pelos seguintes aspectos: os cenários previstos, as premissas de inflação e rentabilidade, os critérios do avaliador, identificando desta forma o valor subjetivo do negócio.

Para avaliação e apuração do Fundo de Comércio, podemos citar os dois principais métodos, todos eles estão lastreados nos dados contábeis da empresa: 

a) Método Contábil/Patrimonial: com base nas demonstrações financeiras, acrescida da geração dos lucros passados projetando os para futuro a valor presente;

b) Método Fluxo de Caixa Descontado: com base na projeção de futuros fluxos de caixa operacionais, descontados por uma taxa de desconto apropriada.

Os métodos citados apresentam fatores favoráveis e desfavoráveis, e a definição do método a ser adotado dependerá das finalidades, prazos, e, expectativas definidas com as partes envolvidas no negócio.

 

Comentários  

 
0 #9 seopapese funciona 04-08-2017 12:06
Eu não poderia de sair do seu blog sem ao menos registrar um comentário.

Seu site é excelente . com certeza serei um visitante assíduo
da página . continue assim
Citar
 
 
0 #8 Júlia 29-03-2017 04:06
Aqui você ficará por em tudo que acontece em nossa
região, inclusive as novidades do Hotel Rota do Sol.
Citar
 
 
0 #7 JOÃO CARLOS LEONEL 04-02-2016 14:27
Por favor como calcular o valor para a venda do fundo de comercio (transferir ponto e instalações em ótimo estado e venda de R$ 500.000 mês) de uma padaria no bairro Brooklin na cidade de São Paulo.
Agradeço a atenção e informação.

DEUS nos abençoe.
Citar
 
 
0 #6 MARCOS PAULO 17-01-2016 16:55
AVALIAÇÃO PADARIA GRANDE SP. QUANTO PAGO PELO SEU SERVIÇO.

RESPOSTA: envie um e-mail para geraldogianini@ terra.com.br
Citar
 
 
0 #5 MARCOS PAULO 17-01-2016 16:54
BOA TARDE QUANTO CUSTA UMA AVALIAÇÃO DE UMA PEQUENA PADARIA NA REGIAO DA GRANDE SP

RESPOSTA: envie um e-mail para geraldogianini@ terra.com.br
Citar
 
 
+1 #4 COSME 10-02-2015 10:56
ESTOU COM DUVIDA COMO CALCULAR O FUNDO DE COMERCIO DE UMA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS E DE GAZ SEU ATIVO IMOBILIZADO CORPÓREO ESTÁ AVALIADO EM 500.000,00 MAIS O PREÇO QUE ELE ESTÁ VENDENDO ESSE COMERCIO É DE 1.500.000,00 COMO EU FAÇO ESSA AVALIADO DA DIFERENÇA DE 1.000.000,00 DE BENS INCORPÓREOS QUAL MÉTODO DEVO TOMAR PARA AVALIAR ESSA DIFERENÇA, NO CASO QUEM FAZ O LAUDO TÉCNICO???
Citar
 
 
-1 #3 Murilo Cunha 06-06-2014 20:55
Qual a formula para cálculo do fundo de comercio, para um restaurante. Agradeço o retorno de informação. Murilo


Resposta: A mesma que está acima.
Citar
 
 
+3 #2 Tatiana 02-05-2014 14:43
Preciso q o senhor faça uma avaliação pra mim de um posto de gasolina nosso
Citar
 
 
+1 #1 Nilda Tavares 26-12-2013 12:16
como parte do inventário, alguém da família ficará com uma empresa (farmácia) que existe já mais de 50 anos. Já calculamos os bens (estoque, débitos e créditos, etc). Falta calcular os valor de fundo de comércio. Como calcular? pela média de faturamento? que critérios usar?

Resposta: Veja a fórmula de como calcular o Funde de Comércio de qualquer estabelecimento comercial no artigo "Existe Fundo de Comércio na Ceagesp?"
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Você está aqui: Home